Mercado imobiliário: dicas essenciais para financiar seu imóvel

Conheça estratégias para fazer sua escolha com segurança e sem atropelos!

Imagem: Pixabay

O desejo de ter um imóvel próprio faz parte da vida de muitos brasileiros – tanto que a expressão “sonho da casa própria”, inclusive, ficou muito famosa por isso. Então, que esse seu sonho se transforme em realidade, é preciso seguir algumas etapas importantes de planejamento, especialmente se você não dispõe de dinheiro em mãos e pretende realizar um financiamento imobiliário!

Se você nunca comprou um imóvel, a inexperiência de adquirir um primeiro bem assim tão importante, com grande valor agregado não deve amedronta-lo! Basta apenas você ser bem organizado para poder conquistar com assertividade esse objetivo!

Obviamente, é necessário atentar para alguns itens importantes. Afinal, a realização de um investimento tão grande requer alguns cuidados e a falta de experiência faz com que você tenha atenção redobrada. Mas não precisa se assustar!

Embora não pareça, este processo pode ser mais simples do que você imagina. Basta você ser organizado o bastante para seguir um plano de sucesso. Então, acompanhe aqui algumas dicas que separamos pra você que está de olho em algum imóvel à venda!

É verdade: existem alguns desafios ao comprar um imóvel!

Sair do aluguel, conseguir independência ou melhorar a qualidade de vida são apenas alguns dos objetivos possíveis entre quem quer realizar o sonho da casa própria. O problema é que no meio do caminho para ter um novo imóvel surgem desafios que, inclusive, são responsáveis por desmotivar muita gente a fazer essa aquisição. Dentre os principais desafios está a necessidade de fazer um investimento.

Por ter um valor mais elevado, comprar um imóvel é uma tarefa que exige uma quantidade maior de recursos. Com a dificuldade em poupar dinheiro, muita gente encontra justamente na questão financeira um dos principais desafios. Nesse cenário, inclusive, surge frequentemente a dúvida: é preciso juntar todo o dinheiro antes de comprar meu imóvel?

Não é preciso ser rico ou ter rendimentos acima da média para criar um patrimônio. Pelo contrário, a grande maioria das pessoas começa do zero e precisa passar por alguns desafios para adquirir sua casa própria. E isso muitas vezes é fruto não somente de muito trabalho e esforço, mas principalmente de saber ganhar e gastar o dinheiro de maneira inteligente!

A boa notícia, entretanto, é que a menos que o pagamento à vista seja a opção escolhida, não é necessário juntar todo o dinheiro. Com opções de pagamento diferentes, é possível fazer aportes mensais para a aquisição de um imóvel, financiando-o.

Como posso me planejar financeiramente?

É comum que compradores de primeira viagem se deslumbrem com a possibilidade de ter um imóvel próprio e, com isso, desejem tudo em um mesmo imóvel. Se você quiser localização e tamanho privilegiados, é importante ter em mente que você vai precisar expandir o seu orçamento.

Como é seu primeiro imóvel, de repente o mais ideal seria iniciar de algo mais simples, como comprar apartamento até que se possa fazer um upgrade para uma casa e assim por diante! Senão, você pode ter parte da sua renda comprometida com o imóvel. Como a inadimplência é prejudicial para o seu investimento, planeje-se com o máximo de cuidado possível para garantir que será capaz de pagar as parcelas referentes à aquisição do seu imóvel.

Considerando que o imóvel perfeito dentro de um determinado orçamento dificilmente existe, você vai precisar priorizar. Entenda corretamente quais são as necessidades específicas e o que é absolutamente indispensável para que você compre um imóvel realmente adequado para você.

Um dos cuidados com o planejamento financeiro, inclusive, diz respeito à antecipação e à preparação para a compra do imóvel. Por ser um investimento elevado, não é algo trivial e exige um cuidado extra para que não cause problemas financeiros ou dificuldades imprevistas.

Por isso, uma vez que você decida comprar o primeiro imóvel é preciso começar desde já a se preparar – não na semana que vem ou no próximo mês, mas, sim, agora. Quanto mais tempo você tiver para se preparar, melhor será a compra.

Como funciona um financiamento imobiliário?

Em linhas gerais, o financiamento imobiliário é uma espécie de empréstimo em que os recursos são utilizados para comprar o imóvel. Nessa forma de pagamento, o comprador deve entrar em contato com um banco ou financeira e submeter seus documentos para análise de crédito.

Caso seja aprovado, o valor é creditado e utilizado para adquirir o imóvel. Dentro do prazo estabelecido – que pode chegar a 35 anos – o comprador precisa pagar parcelas mensais, que podem ser iguais ou decrescentes. Há uma incidência de taxa de juros que depende do tipo de amortização realizada e do tempo de financiamento.

Fique sempre atento, pois muitos bancos ou empresas financiadoras possuem tipos de taxas bastante diferenciadas. Pesquise bastante para ver qual é a mais adequada para o seu bolso. Em muitos casos, ser cliente de uma instituição pode lhe garantir boas vantagens. Coloque tudo numa planilha, para que você possa aprofundar de maneira concreta nos valores propostos e optar por aquele que seja mais vantajoso!

Além do mais, cabe informar outra dica bastante importante: não se esqueça dos custos extras! Quem nunca comprou um imóvel muitas vezes se esquece de que o preço de um imóvel não é apenas o preço nominal de compra. Existem outros custos adicionais, como o valor da escritura e possíveis reformas necessárias, e se você não levá-los em conta, seu orçamento pode sair prejudicado. Conheça quais são esses gastos e se prepare também para encarar alguns gastos imprevistos. Com um orçamento um pouco mais flexível, você vai ter menos problemas para pegar as chaves do imóvel.

Portanto, adquirir o seu primeiro imóvel é uma tarefa que exige planejamento, mas que é menos difícil do que parece. Se você agir de maneira planejada e correta, vai conseguir ter o imóvel adequado para as suas necessidades e dentro do seu orçamento. Analise e pergunte tudo o que for preciso! Afinal, escolher o imóvel e a melhor opção de pagamento. Só assim você poderá desfrutar tranquilo do seu novo lar!

Agora que você conheceu um pouco sobre dicas essenciais para financiar um imóvel, principalmente se for seu primeiro empreendimento pessoal, aproveite para assinar a nossa newsletter e compartilhe este post em suas redes sociais! Pode ser que algum dos seus contatos esteja justamente neste momento precisando desse tipo de informação sobre o mercado imobiliário!

Deixe um comentário