Como consulta CNIS do INSS online

Se você está procurando consultar o CNIS do INSS pela internet e não tem ideia de como você vai fazer isso, fique ligado aqui em nosso artigo, por que nós vamos passar um passo a passo de como fazer isso de uma forma bem simples e fácil.

O que é o CNIS do INSS ?

Para quem não sabe CNIS é uma sigla que significa “Cadastro Nacional de Informações Sociais”, ele é uma base de dados de informações cadastrais de todos os trabalhadores contribuintes do INSS, ele é um dos documentos previdenciários mais importantes, pois nele é encontrado toda a sua vida como contribuidor e quais foram suas contribuições nesse tempo em que trabalhou de carteira assinada.

Como consultar o CNIS do INSS pela internet ?

Como já falamos logo a cima, para você fazer essa consulta é muito simples, basta você seguir o passo a passo que nós vamos te passar agora.

Lembrando que além da consulta do CNIS, você pode fazer agendamentos de serviços, tirar o extrato do CNIS que antes só era possível fazer direto em uma agencia do INSS, você também pode consultar a carta de concessão de benefícios entre outros serviços que agora você pode realizar todos eles online sem filas e sem stress.

Primeiro passo

Primeiro de tudo, você deve acessar o site do INSS e você pode fazer isso através desse link https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/ esse é o primeiro passo para a consulta do CNIS do INSS.

Segundo passo

Assim que abrir a pagina do site do INSS, no canto superior direito você tem a área do usuário, clique no ícone para dar inicio.

Terceiro passo

Após você ter clicado no ícone, agora você deve clicar em “Login” feito isso logo ao lado vai abrir uma caixa de dialogo, se você tiver uma senha cadastrada, basta colocar o CPF e a senha.

Quarto passo

Se você ainda não tem seu cadastro, na própria caixa de dialogo você encontra o botão “cadastre-se”, clique nele e vai abrir uma outra janela.

Quinto passo

Preencha os dados necessários para realizar o seu cadastro, você vai precisar do CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone, nome completo da mãe e estado de nascimento.

Sexto passo

Colocado os seus dados para o cadastro, agora é só clicar em próximo, feito isso vai aparecer uma chave de acesso, você deve anota-la e ligar no 135 e digitar a opção 1 para validar a sua chave de acesso, ela será a sua primeira senha e é com ela que você terá acesso aos serviços que procura.

Fique atento neste ultimo passo, pois para validar a sua chave de acesso o atendente irá fazer algumas perguntas e elas devem bater com o sistema, então a dica é que você tenha em mãos todos os documentos como CPF, RG e Carteira de Trabalho, cuidado para não errar nem uma pergunta, se não você pode ter sua chave de acesso bloqueada.

Dicas

Para não ter nem um problema de valores e tempo de contribuição do INSS entre outras situações que podem interferir na sua aposentadoria, o ideal é que você sempre esteja acompanhando e atualizando as informações de seu CNIS, isso pode te ajudar a não ter grandes problemas no futuro.

Deixe um comentário