Cartão do SUS – Cadastro e Imprimir 2 via  

Quem nunca ouviu falar do SUS não é mesmo? Ainda mais hoje em dia.

A título de curiosidade. Você sabia que o SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela lei nº 8.080/90?

Essa é a lei que define o SUS como:

Conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.

Em resumo, o SUS dá direito a atendimento médico gratuito a todo cidadão brasileiro, independente de condição financeira, classe, cor, opção sexual, orientação política e qualquer outro fator.

Para ter direito ao atendimento, basta que o cidadão compareça a uma das unidades do seu bairro, porém, em casos “sem urgência” é preciso esperar na fila do dia para efetuar o seu cadastro.

É preciso um documento de identificação com foto, o RG por exemplo, assim como um comprovante de residência para fazer o cadastro do SUS e conseguir a sua carteirinha.

O processo não demora. Em apenas alguns minutos a folha com sua “carteirinha” estará impressa e você fará parte dos registrados no sistema.

Nessa carteirinha estará o seu nome, sua data de nascimento, sexo e o seu número de identificação no sistema, juntamente com um código de barras.

Mesmo hoje em dia, a carteirinha ainda é apenas um papel, portanto, certifique-se de plastificar ela ao sair do posto de atendimento.

Para que serve essa carteirinha?

Essa “carteirinha” na verdade, é o seu cartão do SUS e sem ele você não recebe atendimento médico.

Mesmo que você não queira acreditar, o Cartão do SUS foi criado para facilitar a sua vida.

Através dele, você consegue atendimento em qualquer unidade de saúde vinculada ao Sistema Único de Saúde.

Com ele, ainda que você precise somente de uma receita médica (caso possua alguma doença específica), você consegue.

Como citei anteriormente, no cartão do SUS, está presente o seu número de identificação de paciente no âmbito do SUS. Esse número precisa ser gravado, pois ele é fundamental.

Porque é bom ter uma via reserva do Cartão SUS?

É muito comum o caso de pessoas que chegam ao SUS sem cartão.

Na maioria das vezes, ou extraviaram ou simplesmente perderam por não darem tanta importância ao mesmo.

Só se dão conta quando o desespero do atendimento chega.

Justamente por esse motivo, é bom ter um reserva em casa guardado para casos de extremas necessidade.

Saiba como emitir a segunda via do Cartão SUS no próximo tópico.

Tirar Segunda via Cartão SUS

Como eu citei, ter o cartão do SUS é muito importante, e pode acelerar seu atendimento em casos de emergência.

Além do mais, a solicitação de uma 2 via do seu cartão SUS é totalmente gratuita e fácil de fazer.

Com ele, você também pode fazer consultas de dados sobre informações do seu cadastro através do “cartão SUS online“, Dados do seu histórico de consultas e internações realizadas, histórico do médico e várias outras informações pertinentes aos atendimentos realizados.

Para obter essa tal segunda via basta ir a uma unidade de saúde próxima ou então a secretaria de saúde de seu município.

Para fazer a solicitação da segunda via da carteirinha do sus, tenha em mente que é preciso a carteira de identidade e o CPF.

Tudo que você precisa fazer é informar o motivo da solicitação.

Comumente, o cartão é impresso na hora, mas pode ocorrer casos em que a pessoa recebe o Cartão SUS Segunda VIA após alguns dias.

Segunda via do Cartão do SUS online

Você também pode solicitar a segunda via do cartão do SUS pela internet.

Realizar o procedimento online é simples, na verdade, a facilidade e a simplicidade de solicitar o cartão pela internet é a mesma de que solicitá-lo em unidades ou em secretarias de saúde.

Porém, sem o trabalho de ter de ir até o local de retirada.

Qualquer pessoa que tenha acesso a internet em casa, pode solicitar a segunda via do cartão.

Como isso é feito? Simples, veja abaixo:

Para fazer a solicitação da segunda via do seu Cartão do SUS, primeiro, você  deve acessar o site oficial do Portal do Cidadão e selecionar a opção referente à “Área de Cadastro”.

Após clicar no link “Área de Cadastro”, você será redirecionado para um formulário onde deve informar os seguintes dados:

  • Nome da pessoa
  • Data de nascimento
  • CPF
  • Nome da mãe da pessoa
  • Município onde nasceu

Preencha corretamente seus dados e imprima o protocolo do cartão do SUS que será gerado.

Anote e guarde o número do protocolo em um local seguro, pois você poderá usá-lo o enquanto não recebe seu cartão SUS, caso necessite de atendimento.

O protocolo de cadastro do SUS possui três meses validade e pode ser utilizado em qualquer estado do território nacional.

Caso o período expire, você deve procurar e você não recebe seu cartão SUS, procure a secretaria da saúde do seu município para informar o ocorrido.

Deixe um comentário