Como saber o numero do pis pelo cpf

Como saber o número do PIS pelo CPF é uma dúvida presente entre aqueles trabalhadores que desejam receber algum benefício a que fazem jus, porém muitas pessoas não sabem como conseguira informação.

Antes de entrar em detalhes sobre como saber o número do PIS pelo CPF do trabalhador, é importante entender o que é o PIS.

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) é financiado por contribuições sociais de natureza tributária e devidas pelas pessoas jurídicas. O programa tem por objetivo financiar outros projetos como, o seguro desemprego, o abono e a participação na receita dos órgãos e entidades para trabalhadores públicos e privados. Por isso muitos desejam descobrir como saber o número do PIS pelo CPF!

O objetivo final do PIS é fazer a transferência dos valores a trabalhadores de baixa renda, que participem ativamente do programa. O funcionamento do projeto consiste em um benefício pago pelo governo, todos os anos, ao trabalhador de empresa privada.

Criado em 1970, pela Lei Complementar n° 07/70, o beneficio traz como objetivo a integração entre o empregado e a empresa privada em que trabalha.

Algumas vezes, o benefício pode se apresentar com a nomenclatura PIS/PASEP ou NIT/PIS. O PASEP é o programa destinado à formação do patrimônio do servidor público, uma espécie de PIS para empregados públicos. Já o NIT (Número de Identificação do Trabalhador), é um substituto do PIS/PASEP.

Então, como saber o número do PIS pelo CPF?

Uma forma simples de realizar a consulta do PIS 2018 pelo número do CPF do trabalhador é por intermédio do site Meu INSS. Ao entrar no portal o usuário vai usar a seguinte sequência:

  1. Clicar em “Entrar” (no canto superior direito)
  2. Selecionar “Cadastre-se”
  3. Preencher os dados solicitados pelo site.
  4. Clicar em Próxima
  5. Anotar a senha que o sistema vai criar e fornecer.
  6. Informar o CPF e a senha.
  7. Fazer o login e alterar a senha para uma de sua preferência
  8. Acessar novamente, desta vez com a nova senha.

Reiniciando o processo, ao clicar novamente no canto superior direito, será possível visualizar os dados do usuário, com o nome, CPF e o NIT/PIS. Concluído!Como saber o número do Pis pelo CPF?Com uma simples consulta na internet!

Também é possível fazer o levantamento do número do PIS  com uma rápida verificação à carteira de trabalho. Com uma pesquisa simples na página atrás da parte de identificação é possível visualizar o número desejado.

Outro canal por onde o trabalhador pode consultar o número do documento é o telefone .

Ligando na central de atendimento da Previdência Social no  telefone 135 e marcando a Opção 5, o cliente poderá falar com um atendente que fará a atualização dos dados cadastrados e  conseguirá fornecer  o número solicitado.

Outra opção é o canal telefônico de atendimento gratuito da Caixa Econômica Federal 0800 726 0207. Nele, o solicitante consegue saber o seu número de  PIS.

No Departamento Pessoal da empresa, no caso do solicitante estar trabalhando, o número também poderá ser identificado. O responsável pelo setor poderá esclarecer a dúvida do funcionário.

Caso o trabalhador tenha sido dispensado, o Termo de Homologação do Contrato de Trabalho também traz essa informação. De posse desse documento é possível saber o número do PIS de forma rápida e prática.

Entre as diversas formas de localização do número do PIS, a consulta  pelo CPF também é válida. Acessando o site do  DATAPREV – https://www.5dataprev.org.br – é possível fazer a consulta sendo necessário ter em mãos o CPF e um documento de identificação que pode ser o RG, CNH ou CTPS. Apenas um basta, sendo o CPF obrigatório.

Por fim é possível obter o número com uma observação no Cartão Cidadão. O número buscado pode ser visto impresso na face do cartão.

Finalizando

Agora basta escolher o canal que seja mais acessível e resouver a pendência! Todos esses serviços listados têm como objetivo facilitar a vida do contribuinte e oferecer uma saída rápida para uma demanda urgente.

Contar com um suporte no momento de dificuldade é de suma importância na correria do dia a dia, por isso ter esses canais anotados é relevante para o trabalhador!

Deixe um comentário