Como consultar CPF pelo nome?

Você sabia que é possível consultar CPF pelo nome? Pois é, é possível e muitas são as pessoas que não sabem dessa informação.

Você já se viu preste a fazer uma compra e teve que desistir por não lembrar os números de cabeça? Acredite, é natural. Nem todo mundo tem a obrigação de decorar os números.

consulta cpf pelo nome

Mas, o que antes era um processo árduo agora tornou-se muito mais fácil. Há alguns anos, consultar CPF pelo nome envolvia uma série de processos.

Antes da tecnologia e internet, só era possível por meio de fichas  que só podiam ser consultadas em setores públicos credenciados. E, diferente de hoje, somente o dono do documento podia ter acesso aos dados.

A consulta de CPF hoje é acessível por qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, desde que o local tenha acesso à internet.

Mas, não se engane, existe uma linha limite que não pode ser ultrapassada. Ainda existem algumas regras no que tange a dados pessoais que precisam ser respeitadas.

Consultar CPF pelo nome não é uma pesquisa simples, feita por qualquer pessoa. Salvo, se a mesma abrir mão de ferramentas e sites seguros na internet.

No entanto, existe um monitoramento legal que você pode utilizar sem correr riscos.

Essa opção que mostraremos garantirá que sua consulta seja realizada com sucesso, sem investimento financeiro e em pouco tempo.

Saiba se é sim possível fazer a consulta sem os números. Mas, antes mesmo de prosseguirmos para essa parte. Você sabe o que é o CPF? Veja a seguir.

O que é o CPF?

O Cadastro de Pessoa Física ou CPF é um documento de registro dos brasileiros que é mantido pela Receita Federal.

Possui 11 dígitos aleatórios irrevogáveis, salvo quando há decisão judicial. Somente assim eles podem ser mudados.

No momento em que você tira o documento, recebe os tais números.

Esses números você carregará para o resto de sua vida.

O documento serve para diversos fins, dentre eles, o mais importante é para a declaração de Imposto de Renda.

Mas, outros fins como prestar concurso público, abrir conta em banco e matricular-se em universidade, por exemplo, são impossíveis de serem realizados sem o documento.

Agora que você conheceu mais sobre esse documento, vamos ao caminho utilizado para a consulta utilizando somente o nome.

Como consultar o CPF pelo nome?

Consultar CPF pelo nome por conta própria pode ser difícil.

Afinal, são milhares de pessoas com nomes idênticos e que muitas vezes, coincidem de nascerem na mesma data e local.

O que te torna único como indivíduo, perante a lei e a sociedade, é exatamente o documento.

Seu CPF é o documento que lhe faz ser diferente de qualquer outro cidadão.

Por motivos de segurança, só existe dois meios de realizar a consulta do CPF pelo nome completo da pessoa:

  1. Apenas empresas com convênio com birôs de crédito tem autorização para realizar esse tipo pesquisa, mas infelizmente não podem repassar as informações para consumidores. A consulta é de uso exclusivo para avalização de crédito.
  2. Caso você seja representante de alguma pessoa, terá que comparecer a uma agência da Receita Federal para fazer a consulta do CPF, pois não dá para fazer pela internet sendo.

No entanto, com os números em mãos é possível consultar o CPF pela internet.

Basta entrar no site da Receita Federal. Não há custos. Mas, neste caso, somente os números não bastam.

É preciso ter também a data de nascimento do titular do CPF.

Você pode consultar o CPF pelo nome de outra pessoa pelos correios e saber se existe alguma pendência financeira antes de realizar algum negócio com ela.

O serviço de consulta de CPF oferecido pelos correios, gera um relatório sobre as dívidas, cheques e outros débitos que o proprietário do documento tenha .

 

Deixe um comentário