Comprar itens com o cartão de crédito e precisar ser ressarcido, devido a produtos com defeitos, é muito comum. Caso o cliente esteja insatisfeito com a compra ou o valor tenha sido cobrado errado, é possível solicitar o estorno no cartão de crédito.
Saiba como e quando solicitar o estorno no cartão de crédito, aqui neste artigo.
Quando solicitar o estorno no cartão de crédito
O estorno no cartão de crédito pode ser realizado quando há o cancelamento de uma compra, no qual o valor volta como crédito na próxima fatura, mas se o cancelamento for realizado antes do fechamento, o crédito poderá ser concedido no mesmo mês
Para solicitar o estorno de compras realizadas na internet é preciso que o cliente entre em contato com o lojista dentro de um prazo de até 7 dias, e informe o motivo que o levou a solicitar o estorno, como um defeito no produto, cobrança de um valor errado, arrependimento de ter efetuado a compra, fraude, entre outros.
Nos casos de cobranças indevidas e sem conhecimentos, o estorno também poderá se realizado, mas será necessário entrar em contato com a administradora do cartão.
É importante solicitar uma cópia do documento de solicitação do estorno no cartão de crédito, para que possa comprovar o pedido, se necessário.
Como funciona o estorno no cartão de crédito
O estorno no cartão de crédito vai depender da data de compra, por exemplo, é possível que você tenha que pagar o valor e o estorno venha como crédito na próxima fatura, ou seja, caso o cartão seja fechado no dia 03 e seu estorno foi realizado no dia 11, será necessário realizar o pagamento e aguardar o crédito na próxima fatura do cartão.
Caso você tenha realizado uma compra de R$ 400, na próxima fatura será descontado esse valor, que será apresentado da seguinte forma: – R$ 400.
Mas, se as suas compras foram parceladas, o crédito será restituído da mesma forma, sendo descontado igualmente o número de parcelas realizadas.
Como solicitar o estorno no cartão de crédito
O processo para solicitação do estorno no cartão de crédito vai depender se a compra foi realizada em uma loja física, online ou se foi compra indevida. Confira:
Arrependimento: Nesse caso, o lojista não é obrigado a devolver o dinheiro, uma vez que o arrependimento de compra presencial não está previsto em Lei. O que poderá ser feito, caso ele negue, é entrar em contato com a administradora do seu cartão de crédito.
Erro de pagamento: Caso tenha pagado um valor diferente do anúncio ou da etiqueta do produto e não percebeu o erro ao digitar sua senha, o estorno pode ser solicitado ao lojista ou loja online.
No caso da compra online, você tem o prazo de 7 dias para solicitação, após realizar a compra.
Compras indevidas: Nesse caso é preciso contatar a administradora, através do número de telefone.
O estorno no cartão de crédito por lojas online pode demorar mais que o presencial, pois o produto precisa primeiro ser devolvido para loja, onde será realizada uma análise de seu estado, para depois realizar o estorno.
Sendo assim, é fundamental que após a solicitação de um estorno, o cliente fique em atento a sua fatura e verifique se o valor estornado é o mesmo do deduzido. Clique neste link e veja como fazer para visualizar suas faturas.
E ai caro leitor, agora que sabe como funciona a política de estorno de compras, não deixe de fazer valer os seus direitos.
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