O que é e como funciona um consórcio contemplado

Um dos maiores atrativos do mercado financeiro atualmente é o consórcio contemplado. Ele permite que você planeje a compra de seu novo imóvel novo ou usado, e de veículos também.

Além disso, é proposta uma modalidade voltada para quem já é proprietário de um móvel financiado e está com dificuldades para quitar a dívida. O consórcio entra como uma solução ao permitir se livrar das altas taxas de juros praticadas, economizando então um grande tanto de dinheiro.

Mais um diferencial é que, com o consórcio chamado de contemplado, há a oportunidade de comprar um imóvel vinculado com algum empreendimento imobiliário, com a condição de oferecer outro imóvel como garantia e que, claro, respeite todas as outras condições expostas no Contrato de Adesão.

Como funciona um consórcio

Para começar a fazer parte de um grupo, com pessoas físicas e jurídicas, primeiro você adquire uma cota junto ao Consórcio de Imóveis, e então é feita uma poupança que tem como destino a compra – no caso, de imóveis – através do autofinanciamento.

Todos os meses, os participantes devem contribuir na formação da poupança ao pagar prestações sem juros, que são calculadas de acordo com o valor total do crédito contratado, além da taxa de administração e fundo de reserva.

Os sorteios ocorrem todos os meses, e os prêmios variam de consórcio para consórcio, mas é certo que todos os participantes podem concorrer com condições iguais.

Cada consorciado pode também ofertar lances com seus próprios recursos ou com lance embutido, que no caso, é definido como: utilizar até 25% do valor do crédito para antecipar a contemplação e, assim, a carta de crédito fica liberada.

O FGTS também é outro meio permitido para utilização. Com ele, você pode dar lances ou complementar o valor da carta de crédito para garantir e adquirir o imóvel que deseja, não esquecendo, claro, de conferir todas as normas do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

Quando a pessoa recebe o direito de retirar a carta de crédito de seu consórcio antes de terminar de pagar todas as prestações do contrato, dizemos que ela foi contemplada.

O consorciado recebe uma carta de crédito, que pode ser utilizada para a compra de qualquer imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, para reformar o seu imóvel ou para construir do zero em um terreno de sua propriedade. Você ainda pode realizar a quitação total do financiamento em nome do próprio consorciado utilizando o valor de crédito liberado.

Por um critério da administradora, o imóvel ficará hipotecado ou alienado fiduciariamente ao grupo pertencente do consórcio.

Quando é hipotecado, o comprador já tem seu nome no imóvel, que este não poderá vender o imóvel até que a dívida seja quitada. Já na alienação fiduciária, a administradora quem detém o nome do imóvel, e passará ao nome do comprador assim que a dívida for paga por completa.

Como adquirir

Para uma cota de consórcio ser adquirida, primeiro, o cliente deve assinar um Contrato de Adesão, que estará estabelecido todas as regras que irão guiar o negócio fechado, como: valor do crédito contratado, prazo, valor das prestações, reajuste, condições de contemplação, taxas, direitos e obrigações do consorciado e da administradora, entre outros.

Para ter certeza de que está contratando um consórcio seguro e confiável, lembre-se que a administradora precisa ter uma autorização do Banco do Brasil, que é o órgão responsável pela regulamentação do setor. Dúvidas: Entre em contato com a Cotas Premiadas.

Modalidades

Na contemplação existem duas modalidades diferentes, confira:

Sorteio: a cada mês ocorrem sorteios com uma cota de um consórcio. Se o número do consorciado for sorteado, ele automaticamente ganha o direito de retirar a carta de crédito e compra seu imóvel.

No entanto, é necessário ser uma pessoa ativa e estar em dia comas obrigações do grupo que participa, isto é, pagar todas as prestações de forma correta.

Lance: depois do sorteio, a pessoa pode dar um lance (que irá quitar o pagamento de algumas de suas mensalidades). Como assim? Simples, quem anunciar o adiantamento de mais parcelas, oferecer maior valor de lance em relação ao seu crédito, pronto, recebe a carta de crédito.

Quando se trata de consórcio de imóvel residencial, o FGTS pode ser utilizado pelo consorciado, como foi dito, para ofertar os lances ou complementar o crédito, e ainda amortizar, liquidar ou pagar parte das prestações da cota, de acordo com as regras constantes no manual da Caixa Econômica Federal, órgão este responsável pelo FGTS.

Vantagens

As vantagens de participar de um consórcio contemplado são várias.

Esse processo é extremamente vantajoso para quem queira adquirir um imóvel a médio ou longo prazo.

Além disso, a principal vantagem é que no consórcio dessa modalidade, não há cobrança de juros, o que abaixa muito o valor. Há também a possibilidade de programar a compra, sem que você precise se endividar.

Se você desistir, é possível também a venda da sua cota a qualquer momento que queira, recuperando assim o seu crédito.

Consórcio não contemplado

Como explicado, os consórcios contemplados são aqueles que dão ao vencedor de um sorteio ou lance a carta de crédito contemplada e a possibilidade de comprar um imóvel.

Já um consórcio não contemplado é quando o consorciado, apesar de pagar suas prestações e estar em dia com suas obrigações. Ele ainda não foi sorteado e está na espera pela retirada da carta contemplada, que ocorrerá até o final do plano.

O consórcio é uma das principais maneiras que pessoas de todas classes, idades e profissão estão escolhendo para conseguir adquirir seu novo imóvel.

Além de ser prático, rápido e econômico, ele é fácil de encontrar em quase todos os bancos ou administradoras de créditos.

Mas, é importante lembrar que os consórcios são para pessoas pacientes e que realmente queiram o imóvel em um prazo futuro. Como há muitos participantes, a chance de ser sorteado é baixa, mas não impossível. Espere e verá como o processo é fácil.

Por isso, a paciência é a melhor amiga nessas horas, e fará com que você consiga ir até o fim e, quem sabe, ser contemplado com a carta de crédito.

Deixe um comentário