Se sua vida financeira está complicada e você está em busca de livros que possam te mostrar como aprender a economizar, este assunto é para você. Seguem abaixo algumas dicas de livros para que você, leitor que está iniciando sua jornada rumo ao melhor controle do seu dinheiro, se sinta incentivado a começar agora seu processo de educação financeira. Todos são de linguagem fácil!
1. CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS
Autor: Gustavo Cerbasi. Mestre em Administração pela USP (FEA/USP) e graduado em Administração Pública pela FGV. Aborda tópicos como: benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo; crises financeiras no relacionamento; planos de previdência e educação financeira dos filhos.
Muitas vezes, com a correria do dia a dia, casais em qualquer fase do relacionamento sentem dificuldade em falar abertamente sobre sua saúde financeira. Neste livro o autor apresenta dicas sobre como ter uma parceria de sucesso como casal, para que essas dificuldades não atrapalhem a vida a dois.
Apresenta os 7 ensinamentos para resolverem a vida financeira e enriquecerem juntos: 1) Identifique seu perfil; 2) Planeje antes que seja tarde; 3) Construa sonhos juntos; 4) Exemplo é a melhor ferramenta de ensino; 5) Tenha disciplina; 6) Comemorem as conquistas; 7) Conversem sobre dinheiro. Vale a leitura!
2. BOLSA BLINDADA
Autora: Patrícia Lages. Jornalista e colunista do R7, empreendedora e especialista em finanças. Mostra como planejar gastos pessoais e familiares, como criar uma poupança de emergência e investir. Em Virada Financeira, da mesma autora, a obra propõe uma mudança de rumo na forma como você “trata” seu dinheiro; traz dicas de como negociar dívidas, identificar fontes de estresse financeiro e eliminá-las, entre outros assuntos.
O Bolsa blindada foi criado especialmente para as mulheres. Escrito numa linguagem simples, traz muitas histórias vividas pela autora, que chegou a ter uma dívida de U$S 150 mil e deu a volta por cima. É basicamente um manual de finanças pessoais. Boa leitura!
3. DINHEIRO SEM MEDO
Autor: Eduardo Amuri. Além de ensinar como organizar as finanças, o autor resolve questões como: “compro ou não compro?”, “uso cartão de crédito ou não uso?”, “vale a pena colocar dinheiro na Poupança?”.
De linguagem clara, simples e que vai direto ao ponto. O autor desmistifica a dificuldade de se organizar financeiramente. Mostra um processo fácil, descomplicado, sem a necessidade de planilhas e gráficos.
Conta com o depoimento de pessoas da vida real, que falam sobre suas vidas financeiras e nos fazem refletir sobre a nossa. Leitura ideal para quem está começando a trilhar seu próprio caminho, como o autor diz.
4. ME POUPE!
Autora: Nathalia Arcuri. Jornalista, educadora e coach financeira é também dona de um canal famoso no Youtube. Seu livro dá dicas de como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente.
Cheio de exemplos práticos e situações reais, planilhas e exercícios, tudo reunido em 10 passos simples para não faltar dinheiro na sua carteira. Ensina como dar um basta nos seus hábitos sabotadores, a identificar as crenças que te impedem de enriquecer e achar investimentos que caibam no seu bolso. “Poupar tem a ver com realizar sonhos e, para isso, é necessário foco”, explica a autora no seu livro. Não deixe de ler!
5. ORÇAMENTO SEM FALHAS
Autora: Nathália Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, mostra como sair do vermelho e poupar com pouco dinheiro. No livro você vai achar dicas de como controlar seu dinheiro e organizar suas dívidas, entre outras. Entenda a importante diferença entre desejo e necessidade.
A autora dá dicas para aqueles que se endividam todo mês se restabeleçam e tenham uma situação financeira saudável. O livro também conta com a participação do ilustrador Ric Sales, que traz para as páginas do livro charges divertidas sobre nossa relação com o dinheiro no dia a dia, e como lidar de forma saudável com cartão de crédito. Vale a pena a leitura!
Todos os livros acima são encontrados facilmente em sites de compra como amazon, americanas, magazineluiza, entre outros.
O melhor é você aproveitar cada momento livre que tiver para ler um livro, seja no ponto de ônibus, no intervalo de aulas. Com certeza essa é uma postura muito mais produtiva do que ficar em frente à televisão. Ler amplia o vocabulário e melhora a escrita, além de ampliar o seu conhecimento sobre diversos assuntos.
Aprenda sobre planejamento financeiro, mude seus hábitos, foque no seu objetivo e realize sonhos!
- Como conseguir seguidores no Instagram bem rápido? - novembro 27, 2024
- Por que o Bitcoin é considerado uma reserva de valor digital? - novembro 26, 2024
- Qual o custo para a instalação de energia solar para 1000 kWh/mês? - novembro 24, 2024