Como empreender no ramo gastronômico no Rio de Janeiro

Você quer aprender como empreender no ramo gastronômico no Rio de Janeiro? Então precisa acompanhar este artigo até o fim, de modo a conseguir montar o seu projeto dos sonhos e entrar de vez nesse segmento. Afinal, apesar de ser mais ou menos como as outras grandes cidades do Brasil, é fato que o Rio de Janeiro tem um contexto próprio que precisa entrar em ação.

Portanto, é essencial conhecer as particularidades da região e entender como o empreender com sucesso por aqui, especialmente em um ramo tão importante para a economia local como é o segmento de bares e restaurantes, além de outras opções em geral.

Quer aprender como empreender no ramo gastronômico no Rio de Janeiro? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como empreender no ramo gastronômico no Rio de Janeiro com sucesso

Atue em múltiplas frentes

O primeiro ponto para entender como empreender no ramo gastronômico no Rio de Janeiro com sucesso é traçar um plano de ação que tenha estratégias para atuar em múltiplas frentes. Afinal, o objetivo é conseguir aumentar ao máximo o seu faturamento, respeitando o contexto da região.

Por exemplo, é importante que você esteja no Rappi Rio de Janeiro para fazer entregas delivery dos seus pratos, ainda que mantenha-se atendendo presencialmente. Na verdade, principalmente por manter o atendimento presencial.

Os aplicativos mais populares, como o Rappi, contam com toda a infraestrutura para você poder atuar via delivery sem precisar gastar nada para isso. Além disso, eles estão cada vez mais nos smartphones dos cariocas, o que faz com que sejam obrigatórios para você.

Mas essas não são as únicas frentes disponíveis para atuação. Ainda existem muitas outras, como vender kits dos seus produtos, vender utensílios de cozinha com a sua marca ou identidade visual, criar pacotes de assinatura… enfim, use a criatividade e crie novas maneiras de faturar com o seu mercado.

Entenda que você terá concorrência

Atualmente, o estado do Rio de Janeiro contam com 15 mil bares e restaurantes, sendo que 10 mil deles estão apenas na capital. Na prática, isso significa uma coisa só: você terá muita concorrência.

Portanto, será essencial que você busque sempre alguma coisa que somente você pode fazer. Pode até ser a mesma coisa do que o seu concorrente, mas feito de uma forma que é completamente única para o seu negócio.

Isso ajudará a aumentar a personalidade do seu espaço, além de torná-lo mais interessante para os consumidores. Afinal, eles sabem que somente ali poderão experienciar o tipo de coisa que você oferece.

Conte com consultoria de um especialista

É comum que empreendedores de outros estados do Brasil venham até o Rio de Janeiro abrir um negócio e acabem falindo. Não é que eles “esqueceram” como empreender, mas sim porque não se adaptaram à cultura carioca do jeito correto.

É essencial ter o apoio de quem é especializado no Rio de Janeiro para poder embutir na sua empresa a cultura carioca, de modo a criar uma conexão instantânea com os clientes.

Mais do que eles, é essencial poder criar uma boa linguagem de conversa com os seus funcionários, garantindo que o fluxo de trabalho está correto e dentro do adequado para todas as partes.

Saiba como aproveitar o turismo

O Rio de Janeiro é a cidade do Brasil que mais recebe turistas. A explicação para isso não é nenhum mistério: a capital carioca conta com algumas das melhores praias do mundo, tem o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Museu do Futuro, a Escadaria Selarón…

Enfim, são muitas coisas para visitar. Portanto, existem muitos turistas andando pela cidade. A conclusão óbvia é que, estando no setor gastronômico, uma boa parcela dos seus consumidores será turista.

Isso significa que é essencial ter um plano de negócios para poder atrair os turistas para o seu restaurante, em vez do seu concorrente. Existem muitas formas de fazer isso, cada uma adequada para o seu orçamento ou estilo. Por exemplo, é possível oferecer parcerias com hotéis, hostels e pousadas próximos. Ao mesmo tempo, é possível investir com influenciadores de viagem para divulgar o seu restaurante. Existem várias estratégias.

Crie um espaço que seja convidativo

Por fim, além do público turista, você precisará também da força do público padrão. Afinal, o ideal é que o seu restaurante passe a fazer parte da cultura de uma parte da sociedade carioca.

Existem muitas formas de fazer isso. Um exemplo é criar um ambiente perfeito para que os amigos possam curtir um jogo de futebol, conversar e comer alguma coisa. No entanto, isso só é possível para quem tem o estilo compatível com essa atividade.

Veja o que você pode simbolizar e como é possível transformar isso em algo positivo e rentável para o seu negócio.

Pronto! Agora você já sabe o básico necessário de como empreender no ramo gastronômico no Rio de Janeiro. Com essas dicas, ficou muito mais fácil poder avançar na área e tirar o seu sonho do papel. Agora é só começar a pensar nos elementos físicos da história: o espaço certo, sua identidade visual e a burocracia para poder empreender.

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