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Como começar no marketing digital?

O Marketing Digital cresceu muito nos últimos anos. E com certeza se você está lendo este artigo é porque você já percebeu isso. E se você ainda não esta aproveitando está onda tem perdido o seu tempo. Imagina trazer milhares de pessoas para conhecer seu negócio, mesmo sendo um negócio físico. Ou ainda iniciar um negócio na internet sem limitações sendo geográficas, sendo possível alcançar todo o Brasil e até o mundo, dependendo do nicho de atuação.

Aqui no blog o foco são os produtos digitais. Concentro as informações e estratégias nos modelos de negócio online. E pensando nesse potencial, vou te ensinar através de 04 passos como começar do zero no Marketing Digital, inclusive sendo possível aproveitar esses passos em negócios físicos.

Passo #01 – Entender o Seu Público

O primeiro passo é entender o seu público. E quando eu falo de público estou falando do mercado de forma geral. Definir quem você quer atingir com seu produto. Você precisa identificar as necessidades desse público para direcionar suas ações de marketing digital.

É o que chamamos de comunicação direcionada.  Você não pode (exemplo) criar um produto para noivas organizarem o casamento e ter os canais de comunicações direcionados para homens. Toda sua estrutura deve ser direcionada para o perfil do seu público.

Para entender quem é o seu público, você pode realizar pesquisas de mercado. Analisando a concorrência, qual tipo de comunicação é mais efetiva para o público. Imagina que você vai lançar conteúdos com dicas para pessoas que querem perder peso, e você ainda não sabe quem é o público. Dessa forma, você pesquisar outros blog, canais no YouTube… E conhecer qual tipo de conteúdo é mas efetivo para esse público.

Depois que você tem o seu site, sua estrutura, tudo fica mais fácil, pois com o uso do Google Analytics você vai ter os dados das pessoas que acessam o seu site. Alguns anos atrás eu lancei um site com um objetivo de atingir um público alvo de pessoas que estavam entrando na faculdade. Só que com o tempo eu percebi que 80% do meu público eram pessoas acima de 40 anos que já estavam insatisfeitas com seus trabalho. Um público bem diferente do que eu tinha imaginado inicialmente.

Passo #02 – Estrutura

Depois que você já definiu quem é o público que você quer atingir, é necessário dar atenção à sua estrutura. É através dessa estrutura que as pessoas vão te encontrar de fato. E para construção dessa estrutura você pode fazer o uso de várias ferramentas:

  • Site;
  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • Lista de E-mail;

O que eu recomendo principalmente é um site (ou um blog dependendo do mercado, mas com estrutura de site). Para isso você precisa de um domínio, que é o nome do site: exemplo.com. Essa é a base para a criação da estrutura e é um passo relativamente fácil de fazer.

Após ter sua estrutura é hora de intensificar sua atuação nas Redes Sociais. Principalmente no Facebook e Instagram. E isto porque essas duas redes sociais são as quem mais tem sido usada atualmente. E também usar vídeos. Não tem como negar o potencial que os vídeos tem hoje. Todo mundo assiste vídeo. Se você tiver como produzir vídeos para compartilhar online será um diferencial na sua estratégia.

E também, sempre direcionar suas estratégias para a captura de e-mail. Isso tanto no seu site, Redes Sociais, Canal do YouTube… Sempre focar na criação da lista de e-mail. Essas listas vão te ajudar a entrar em contato e se relacionar com a sua audiência. E a maioria das suas vendas sairão da lista de e-mail.

Passo #03 – Produto

Para realizar vendas você tem que ter algum produto. E aqui vai depender de você. Se você é uma loja física você já tem o produto que você já vende. Você vai anunciar para vender através da Internet. O foco deste blog, como eu disse no início, são os produtos digitais. Eu considero que são infinitamente melhores e mais lucrativos do que produtos físicos. E para quem está iniciando agora, trabalhar com produtos digitais é infinitamente melhor do que produtos físicos.

A forma mais fácil de começar é ser afiliado de algum produto, ou produzir seu próprio produto. Para quem está começando, eu recomendo que você se afilie a um produto de preço médio. Estando esse preço entre 100,00 e 300,00.

Os afiliados podem ir a uma das plataformas de produtos digitais (Hotmart | Eduzz | Monetizze) e escolher os produtos digitais disponíveis lá. O que acontece é que muitos afiliados que querem começar do zero no marketing digital, escolhem produtos com comissões de 500,00, mas não analisam o preço do produto. Esse tipo de produto para quem está começando é muito difícil de vender.

Por isso eu recomendo fortemente que se escolha um produto com comissão entre 100,00 e 300,00. Outro fator que você pode e deve analisar é a página de vendas do produtor. Avaliar o potencial de conversão dela, a qualidade do vídeo de vendas. E se você for criar seu próprio produto, recomendo que avalie as páginas de vendas para criar a sua.

Passo #04 – Fazer o Marketing

Esse com certeza é o passo mais importante. Sem marketing, sem negócio online. Não adianta ter a melhor estrutura, com o melhor site, com o melhor produto, com a melhor página de vendas… Se não tiver um marketing bem estruturado, simplesmente não vai dar certo.

Para ficar mais fácil entender esse conceito de marketing tenha em mente que:

Marketing = Geração de Tráfego

A geração de tráfego consiste em trazer pessoas até as suas ofertas. Trazer pessoas a estrutura que você criou anteriormente. De nada adianta  ter um site lindo se as pessoas não acessam ele.

Uma das formas de geração de tráfego que eu mais uso atualmente é o Facebook Ads. Que na média tem dado retorno de 100%, isto é pra cada 100% que eu invisto consigo EM MÉDIA um retorno de 2.000,00.

Outra forma para gerar tráfego para a sua estrutura é o Google Adwords, que funciona nas pesquisas do Google.  E também as redes de anúncios nativos como a Taboola.com e a Outbrain.com. Esses anúncios são veiculados em sites como abril.com e msn.com.

Outra alternativa é a compra de espaços publicitários em sites famosos, ou pagar para pessoas que tem canais famosos no YouTube para divulgarem e falarem bem dos seus produtos.

Dois pontos de atenção em relação ao tráfego pago:

  1. Inicie com uma verba pequena;
  2. Tenha algo para vender;

E digo isso por que é muito fácil gastar dinheiro com tráfego. São tantas opções Para promover, que se não houver controle pode ser gasto toda verba com tráfego. O que você precisa ter em mente é: só anuncie em tráfego pago se a sua estrutura estiver montada para venda de um produto!

Até a próxima!

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