CNH: dicas para tirar a carteira de motorista

Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela SENAC-SP.Escritor e programador Web
10 fevereiro

Os testes pelos quais têm que passar as pessoas interessadas em obter a licença para dirigir costumam causar muita apreensão e medo. Por isso, além de estudar, é essencial que os interessados façam simulados e procurem informações sobre a prova.

No entanto, esse teste não deveria ser motivo para preocupação. Isso porque, antes de serem submetidos a ele, os futuros motoristas assistem a aulas e têm tempo para se preparar adequadamente.

Contudo, algumas dicas podem facilitar a aprovação no exame. Com o intuito de falar mais sobre o assunto, mostramos o que você pode fazer para conseguir ser aprovado de primeira nos exames do Detran. Confira!

Dica para tirar a carteira de motorista #1: escolhendo a autoescola certa

Antes de qualquer coisa, é necessário escolher uma autoescola que tenha credibilidade, com profissionais devidamente treinados para oferecer os serviços.

Sem isso, é muito provável que você receba orientações equivocadas e tenha um resultado ruim na prova.

Essa dica é fundamental, haja vista que instrutores mal preparados oferecerão aulas teóricas ruins e dicas de direção não aceitas pelos avaliadores dos exames práticos.

Mas como fazer uma boa escolha? O ideal é fazer uma pesquisa criteriosa na internet, procurando sempre por empresas conhecidas de sua região.

Pedir indicação de pessoas que já tenham CNH também pode ajudar na escolha. O importante é procurar o máximo de informações antes de contratar o serviço.

Dica para tirar a carteira de motorista #2: esteja atento às aulas

Tendo escolhido a melhor autoescola de sua região, você passará, então, a assistir as aulas teóricas.

Nesse momento, é necessária muita atenção. Aproveite essas aulas para estudar e tirar todas as dúvidas com os professores.

Jamais saia de uma aula com dúvidas! Tenha em mente que muito do que se diz nas aulas são conteúdos cobrados no teste.

Faça anotações e marque, principalmente, os pontos que os professores mais destacam como possíveis questões de prova.

Também não recomendamos que você despreze a importância da prova teórica. Lembre-se que o acesso à CNH depende da aprovação nesse teste.

Dica para tirar a carteira de motorista #3: fazendo um simulado

Conforme já mencionamos, uma forma bastante eficiente de preparação é fazer um simulado Detran Brasil.

Por meio dele, você pode testar seus conhecimentos em assuntos com alto potencial de ocorrência na prova.

É importante ressaltar também que as questões que compõem o simulado pertencem a provas antigas do Detran. Por isso, ele também é uma oportunidade de você se acostumar com o estilo da prova.

Além disso, esse método é muito eficaz para a apreensão do conteúdo. De fato, fazer exercícios permite que você observe quais os pontos que precisam ser mais estudados.

Dica para tirar a carteira de motorista #4: mantenha a calma

Na hora de fazer os testes exigidos pelo Detran, é difícil manter a calma. No entanto, é preciso respirar fundo e ler com atenção todos os itens e instruções, de modo a não errar na hora de marcar as opções.

Também leia as questões atentamente. Lembre-se de que você terá 40 minutos para fazer toda a prova. Por isso, nada de pressa!

Na véspera do teste, tente descansar e relaxar. Evite sair à noite ou tomar bebidas alcoólicas.

Preparando-se do jeito certo para conquistar sua CNH

À vista do que foi dito, podemos concluir que algumas iniciativas simples podem aproximar você ainda mais da tão sonhada carteira de motorista.

De fato, cuidados na hora de escolher a autoescola ou fazer um simulado Detran Brasil podem facilitar muito a conquista desse objetivo.

 

Categorizados em: