Bolsa para faculdade a distância, é possível? Como conseguir!

Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela SENAC-SP.Escritor e programador Web
06 dezembro

Existem diferentes formas de entrar numa faculdade. No caso das universidades públicas pode ser por meio do Sisu ou vestibular. Já para as universidades particulares, as possibilidades de ingresso são muito mais amplas.

Você pode tentar conseguir uma vaga através do Prouni, ou então um financiamento estudantil pelo Fies, tudo isso, usando a nota do Enem.

Também é possível se candidatar a uma bolsa entrando em contato direto com a instituição e fazendo sua candidatura de acordo com as exigências do local. 

Muitas pessoas já conhecem essas possibilidades de bolsa, mas não sabem que também existe a possibilidade de conquistar uma bolsa para faculdade a distância. Os cursos a distância tem se tornado cada vez mais populares, por permitirem que o aluno adapte sua rotina de estudos aos seus horários livres do cotidiano.

O aluno também tem a vantagem de poder assistir aulas e fazer atividades em qualquer momento e lugar, evitando problemas de locomoção, e faltas, por exemplo. Como os cursos a distância são reconhecidos pelo MEC e oferecidos em qualquer momento e lugar, evitando problemas de locomoção, e faltas, por exemplo.

Como os cursos a distância são reconhecidos pelo MEC e oferecidos por dezenas de universidades pelo Brasil, é sim possível conquistar sua vaga de bolsa para faculdade a distância também.

Separamos algumas para te ajudar a conquistar uma vaga no curso a distância que você deseja e se tornar um bolsista.

Como conseguir bolsa para faculdade a distância

Através do Prouni

O Prouni é, provavelmente, o mais conhecido programa de bolsas para faculdades que existe no país. Através dele você pode se candidatar a uma bolsa em qualquer curso de qualquer universidade participante do programa e em qualquer região do país. 

O sistema do prouni não se limita a universidades particulares e o programa também fornece ao estudante a opção de se candidatar para uma bolsa para faculdade a distância. A forma de seleção de bolsista é a mesma: o estudante precisa ter feito o nem mais recente e precisa se inscrever na universidade e curso desejado.

Por ainda serem menos conhecidas, os cursos de educação a distância ainda possuem baixa nota de corte e conquistar uma bolsa desta forma pode ser um caminho mais fácil do que parece!

Entrando em contato com a universidade

Muitas universidades oferecem bolsas para os estudantes que se interessam pelos cursos da instituição. Normalmente as bolsas exigem bom desempenho acadêmico e, em alguns casos, são destinadas apenas para alunos de baixa renda.

Para o processo de seleção de bolsistas as universidades costumam solicitar informações sobre seu histórico escolar ou a nota do Enem para analisar a possibilidade de bolsas. 

O valor e tamanho das bolsas fornecidas pelas próprias instituições variam de acordo com cada universidade e com cada caso.

Existem universidades que oferecem bolsas parciais, que funcionam como uma espécie de “desconto” na mensalidade.

Outros casos são de bolsas restituíveis, que funcionam como uma espécie de empréstimo, onde o estudante negocia com a entidade e paga após formado em um prazo determinado.

Há o caso também das bolsas integrais, onde o estudante cursa a faculdade com a mensalidade integralmente coberta pela bolsa para faculdade a distância.  

Você pode entrar em contato com as universidades particulares da sua região para conhecer como se dá o processo de seleção de bolsistas e se existem vagas disponíveis para cada curso.

Bolsas de instituições filantrópicas

Faculdades e universidades filantrópicas são entidades do terceiro setor, ou seja, sem fins lucrativos. O financiamento desses locais quase sempre envolvem benefícios monetários e incentivos fiscais, que são governamentais. Desta forma, as instituições precisam dar um contraponto para a sociedade e, quase sempre, ele se dá através de bolsas estudantis para os cursos disponíveis. As bolsas costumam ser da própria instituição, podendo ser parciais ou integrais, a depender do caso de cada estudante e dos critérios de avaliação da faculdade.

Os processos seletivos de bolsistas variam de instituição para instituição, mas normalmente levam em consideração o desempenho escolar e a renda do candidato.

Bolsas empresariais

Muitas empresas possuem convênios com instituições de ensino e fornecem bolsas para faculdade a distância para seus funcionários. Esses programas normalmente são importante para grandes empresas, pois mantêm seus funcionários capacitados e motivados enquanto tem oportunidade de aprendendo novas funções.

Se você trabalha em empresas de grande porte ou multinacionais, ou até mesmo no setor público, vale a pena entrar em contato com o serviço de capacitação e se informar sobre a existência de convênios.

As bolsas normalmente são oferecidas para funcionários com ótimo desempenho no trabalho, podendo ter outros critérios de seleção, como espírito de liderança, proatividade, pontualidade, etc.

Nos casos das bolsas empresariais, normalmente as bolsas para faculdade a distância são parciais e exigem como contraponto que o funcionário mantenha uma boa atividade na empresa e tenha também um bom desempenho no curso oferecido.

E aí? Está pronto para começar a se aplicar para conseguir uma bolsa para faculdade a distância? Conta pra gente nos comentários!

 

Categorizados em: