5 dicas para acertar na abertura de uma microfranquia

Abrir a sua própria microfranquia pode ser uma ideia assustadora. Afinal, a maioria de nós está acostumada a ter um emprego no modelo tradicional, apesar de sonhar com a gestão de nossa própria carreira. Assim, os riscos são responsabilidade de outra pessoa e só precisamos exercer nossas funções da melhor forma possível.

Porém, por mais assustador que seja o pensamento de abrir a sua própria empresa e se tornar responsável pela gestão de outros colaboradores, do seu próprio tempo e orçamento, esse modelo de negócio é ideal para pessoas que têm espírito empreendedor, são criativas, inovadoras e querem trabalhar com o que amam.

Mas como é possível potencializar a sua empresa para garantir o sucesso?

Confira abaixo 5 dicas para acertar na abertura de uma microfranquia

Escolha o que você já conhece

O primeiro passo para garantir o sucesso da sua empresa é construí-la em uma área que você já domina. Isso significa utilizar os seus conhecimentos prévios para criar uma instituição que você já tem uma ideia de como funciona.

E mesmo que você queira trabalhar com algo que não foi a sua graduação na faculdade, por exemplo, é imprescindível que você estude o máximo possível sobre a área de atuação antes de investir o seu dinheiro no negócio próprio.

O estudo do mercado é o primeiro passo para começar o planejamento da sua empresa.

Organize o seu orçamento

Começar o seu próprio negócio, seja ele uma microfranquia ou qualquer outro modelo, exige um investimento inicial. Dependendo do que você tem em mente, esse investimento pode envolver uma grande quantia de dinheiro.

Por isso, antes de abrir o negócio, é preciso que você se planeje financeiramente. Quais serão os equipamentos necessários para iniciar as atividades? Você precisa de colaboradores que te ajudem na empresa? E os custos com contadores, impostos e outras taxas?

Além disso, uma boa ideia também é garantir que você tem uma reserva para conseguir suprir todas as suas necessidades até que a empresa comece a lucrar de fato.

Veja no site ideias.me mais artigos como esse 😉

Escolha um bom sócio

Caso você queira dividir as responsabilidades e o capital financeiro com alguém, você precisará de um sócio. A escolha desse parceiro é imprescindível para garantir o sucesso da empresa.

O ideal é que o seu sócio seja alguém que você já conheça profissionalmente, ou seja, que você entenda como funciona no trabalho. Afinal, você precisa de alguém que seja responsável com a execução das atividades, gestão do orçamento e o foco nos objetivos do negócio.

Seja inovador

Existem muitas empresas que já atuam no mercado. Isso significa que esse ambiente é extremamente competitivo e, se você não tiver um diferencial, as chances de que a empresa não vá para frente são grandes.

Antes de abrir a sua empresa, talvez seja uma boa ideia analisar o mercado para ver quais são os tipos de negócio já existentes. Assim, você terá uma ideia de quais são as necessidades dos clientes para desenvolver soluções inovadoras que trarão mais destaque para o seu próprio negócio.

Invista na divulgação digital

A internet é a melhor amiga das microfranquias e empresas. Então, se você quer garantir o sucesso do seu negócio, é essencial que você invista na divulgação dos seus produtos e serviços nos canais digitais.

Esses canais incluem os sites, blogs, redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc), as mídias pagas, o e-commerce, o YouTube e diversos outros. Quanto mais abrangente for o seu público, maiores serão as chances de você criar uma base de clientes para a sua empresa.

Gostou das nossas dicas? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o artigo!

Deixe um comentário