3 principais vilãs das contas de casa: luz, gás, mercado

Está sentindo no bolso o peso das contas de casa? Saiba que não está sozinho. Confira abaixo quais os maiores vilões do seu orçamento doméstico e como economizar!

Segundo uma recente pesquisa realizada pela Acordocerto, empresa de renegociação on-line de dívidas, os brasileiros estão sofrendo para pagar as contas mais básicas.

Embora a pandemia seja uma das causas, a crise econômica, sem precedentes, que atingiu os brasileiros, não pode ser subestimada, causando uma terrível inflação, redução de ganhos e desemprego, tornando impossível para muitos brasileiros proverem o básico para as suas famílias.

De acordo com uma pesquisa da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) as contas consideradas como as maiores vilãs do orçamento doméstico da população são as de água, luz, gás, telefone e TV a cabo. 

Depois, ainda de acordo com essa pesquisa, apareceram os gastos com alimentação, lembrados, impostos e transportes.

Como economizar nas contas de casa

Pois é, diante dessa inflação desenfreada e alta nos preços não resta outra alternativa à população a não ser economizar.

A boa notícia é que tem, sim, como economizar nas contas sem que isso signifique fazer  um grande sacrifício, e é o que mostraremos abaixo. Como economizar nas contas da casa de forma simples!

E acredite, nem mesmo precisa abrir mão do cafezinho na padaria, do choppinho com amigos ou do filme nos finais de semana, se eles são importantes para você. O ideal é você definir as prioridades e, então, gastar menos naqueles serviços e produtos que não fazem tanta falta.

É preciso entender que economizar não significa simplesmente cortar gastos, mas saber priorizar e investir melhor o seu dinheiro. Quer uma ajudinha para economizar? Então, confira abaixo algumas formas de economizar no seu dia a dia, sem abrir mão do que é importante para você.

Dicas para economizar água, luz e gás

Ninguém pode viver sem água, luz e gás, e isso porque são itens indispensáveis em qualquer casa. Porém, mesmo assim, ainda é possível economizar, confira como:

– Diminua o tempo no banho: pode até parecer uma dica muito básica, mas muita gente ainda a subestimar, porém, ao diminuir o tempo no banho, não só estará economizando água, como ainda poupar na conta de energia (se for chuveiro elétrico) ou gás, se o chuveiro não for elétrico. 

– Consumo consciente da máquina de lavar: procure, ao invés de lavar poucas peças de roupas todos os dias, separar um dia da semana para lavar tudo de uma vez. Dessa forma, estará evitando desperdício de energia e também de água.  Outra dica é dosar o sabão para evitar a necessidade do enxágue, além de, claro, procurar limpar com frequência o filtro da máquina.

– Reutilização da água: outra dica bem legal é procurar utilizar a água da máquina para lavar o carro ou o quintal, por exemplo. 

– Use corretamente o vaso sanitário: prefira vasos com caixa acoplada, que são um pouco mais econômicos, mas ainda demandam entre 3 a 6 litros e, de preferência, troque a válvula por uma que gaste um volume menor de água. 

– Feche a torneira: procure manter a torneira fechada enquanto lava louça, se ensaboa durante o banho ou escova os dentes, acredite, isso vai ajudar muito a economizar água.

– Panela tampada: procure tampar sempre a panela enquanto estiver cozinhando, pois isso faz com que o processo de cozimento aconteça mais rapidamente, evitando assim o desperdício de gás ou energia, se o fogão for elétrico.

– Panela de pressão: e não dá para falar em economizar gás sem logo lembrar da panela de pressão, que economiza muito tempo do preparo e, claro, gás.

– Dê adeus às lâmpadas incandescentes: troque as lâmpadas incandescentes pelas mais econômicas, que são LED, fluorescentes e halógenas.

– Retire alguns eletrodomésticos da tomada quando não estiver usando: procure retirar da tomada, principalmente, TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som pois, acredite, mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

– Controle o uso do ferro elétrico: acredite, o ferro elétrico pode ser um grande vilão de seu orçamento, por isso, procure acumular uma boa quantidade de roupas para passar tudo de uma vez, obedecendo a graduação correta para cada tipo de peça, para economizar energia.

– Uso inteligente do ar-condicionado: é fundamental manter o ar-condicionado bem higienizado, um dos itens que mais colaboram para altas contas de energia. E uma dica é se não puder evitar seu uso, procurar desligar assim que o quarto atingir uma determinada temperatura. 

– Gás de botijão por aplicativo: se o gás de sua casa for de botijão, a dica é baixar um aplicativo, pois, ao pedir gás pelo aplicativo poderá escolher a distribuidora mais barata, e ainda economizar com telefone, já que aplicativos, como Preço do Gás, permite pedir pelo app e até pelo whatsapp.

E é isso, são atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença em seu orçamento doméstico, quando o assunto é economizar.

Deixe um comentário