3 Dicas para escolher e investir corretamente em uma academia

O segmento das academias de atividades físicas é um dos que mais cresce no Brasil, movimentando cerca de 8 bilhões de reais todos os anos no país. Isso significa que quem busca investir na área poderá se desenvolver rapidamente no mercado.

Só que nem todo mundo sabe como começar a desenvolver corretamente esse tipo de negócio e muitos até mesmo têm dúvidas quanto ao tipo de academia que deve abrir. Se este é o seu caso, então fique de olho nas três opções de academia a seguir. Quem sabe assim, fica mais fácil escolher em qual tipo de negócio investir:

1 – Academia de Musculação

Academias de musculação são procuradas pelas mais diversas pessoas, desde aquelas que buscam obter o corpo ideal, até aquelas que apenas querem combater o sedentarismo. O primeiro passo a se tomar para abrir esse tipo de negócio é escolher a localização onde será montada a academia. O ideal é que se escolha uma região bem movimentada que possa atrair um grande fluxo de clientes para o local.

Em seguida, é necessário investir na compra de equipamentos para o empreendimento. Deve-se ficar atento e buscar comprar equipamentos que possam ser utilizados nos mais diferentes tipos de treinamentos musculares. O investidor também pode contratar personal trainers para sua academia, uma vez que muitas pessoas se sentem mais à vontade em realizar atividades de musculação quando guiadas por um profissional especializado.

2 – Academia de Wing Chun

O Wing Chun é uma arte marcial que atrai cada vez mais a atenção de pessoas que buscam praticar esportes ou aprender defesa pessoal. Para montar um negócio desse estilo é preciso muita organização, pois a academia deve ser gerenciada como se fosse uma escola, com aulas e treinamentos acontecendo regularmente em horários marcados.

No momento de estruturar uma academia de Wing Chun é necessário contratar profissionais bem qualificados, que possam oferecer um treinamento eficiente aos clientes. Também se deve investir na compra de equipamentos de treinamento como sacos de pancadas, um aparelho para abertura de pernas que ajuda no alongamento e um Mudjong de Parede, um boneco de madeira utilizado na prática de movimentos de luta.

3 – Academia de Pilates

O pilates é uma das técnicas de exercício muscular mais procuradas atualmente, principalmente entre mulheres. Uma dica na hora de investir em uma academia de pilates é buscar abri-la próxima a clínicas ortopédicas, hospitais particulares ou bairros de classe alta ou média, uma vez que o público que busca tal tipo de estabelecimento em geral possui maior poder aquisitivo.

Uma academia de pilates deve possuir equipamento específicos para a realização dos exercícios, como cadeiras, cadillac para pilates, barril, mobile e reformer. No momento de obter tais produtos, é possível entrar em contato os fabricantes dos equipamentos para tentar obtê-los a preços reduzidos.

Ao se contratar os funcionários do local, é sempre bom se atentar para a formação dos candidatos e se certificar de que se está contratando instrutores de pilates bem qualificados. Como as aulas podem ser realizadas em diversos horários do dia, o ideal é contratar mais de um instrutor para que os clientes possam ter maior variedade de escolha no momento de optar pelo período em que participarão das aulas.